"Ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar, nem tão grande que não tenha algo a aprender."
Blaise Pascal

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Primeiro aquario de bacalhaus vai ser inaugurado em Ilhavo


Primeiro aquario de bacalhaus vai ser inaugurado em Ilhavo


O Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) vai ser inaugurado no dia 16 de Dezembro, anunciou esta sexta-feira a autarquia que adiantou também que a chegada dos primeiros espécimes está agendada para a próxima segunda-feira.

O Aquário dos Bacalhaus, único em Portugal, surge numa aposta na promoção da cultura marinheira do município conhecido como a "Capital Portuguesa do Bacalhau". A obra, que integra o Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo, representa um investimento de 2,8 milhões de euros, 85% dos quais comparticipados pelo Programa Operacional da Região Centro - Mais Centro.
Este novo espaço completa o discurso expositivo do MMI, conferindo a plenitude da nova tripla dimensão deste espaço de cultura: museu, aquário e investigação, esta última em resultado da activação do Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo), inaugurado em Março passado.
O novo edifício desenvolve-se com ligação física directa ao actual edifício do Museu municipal e ao edifício do CIEMar-Ílhavo, contemplando uma área para instalação do aquário para bacalhaus, uma área social e também uma zona dedicada às reservas do Museu. O aquário corresponde a um prédio de três andares, com 150 bacalhaus de diferentes tamanhos e vegetação marinha, que podem ser observados à superfície e de diferentes ângulos, em espiral.
Para a próxima segunda-feira, dia 3 de Dezembro, está prevista a chegada ao município dos primeiros 30 bacalhaus que irão dar vida ao novo aquário provenientes da Noruega. Os peixes fornecidos pelo Museu de Aalesunds serão transportados num avião, que tem chegada prevista a Lisboa pelas 18h00.
Os bacalhaus serão colocados nos tanques de quarentena, para um período inicial de habituação às condições do novo habitat, sendo transferidos para o tanque principal logo que a equipa de Biologia que está a acompanhar todo o processo considere que estão reunidas as condições necessárias para uma boa transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário