"Ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar, nem tão grande que não tenha algo a aprender."
Blaise Pascal

sábado, 1 de dezembro de 2012

Canhão da Nazaré ganha "óscar" das grandes ondas - Economia - Jornal de Negócios

Canhão da Nazaré ganha "óscar" das grandes ondas - Economia - Jornal de Negócios


A onda surfada por Garrett McNamara na Nazaré, mais precisamente na praia do Norte, em 2010, venceu os "óscares" das grandes ondas, o Billabong XXL, uma cerimónia que decorreu esta madrugada (hora de Portugal) na Califórnia.
Garrett McNamara e a Praia do Norte da Nazaré estavam nomeados para duas categorias, Surfada do ano e Maior Onda de 2011.

O surfista não garantiu o prémio de maior surfada do ano, perdendo para Nathan Flecher, mas ganhou por ter surfado a maior onda em 2011, categoria que disputava com Andrew Cotton, Axi Munian, Olli O’Flaherty.

"Sinto-me muito afortunado, por poder surfar todos os dias e dedicar-me às ondas grandes, é um sonho… e eu estou vivendo o sonho….Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado” afirmou McNamara num comunicado emitido pelo Zon North Canyon Show.

McNamara ainda ganhou o galardão Verizon Wipeout 2012.

O fotógrafo Wilson Ribeiro e o operador de câmara, Jorge Leal, ambos pertencentes à equipa do Zon North Canyon Show que tem acompanhado McNamara em Portugal, também se encontravam a concurso pelas imagens capturadas (ver vídeo em baixo). No site do Billabong XXL ainda não estão disponíveis estes resultados.

O efeito do fenómeno conhecido como “Canhão da Nazaré” (acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa Continental com cerca de 170 kms de comprimento e cinco de profundidade) canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas

Sem comentários:

Enviar um comentário