"Ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar, nem tão grande que não tenha algo a aprender."
Blaise Pascal

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Açorda Alentejana


A cozinha tradicional Alentejana é muito simples, mas devido às ervas aromáticas utilizadas, torna-se rica em aromas e paladar...

Sou uma incondicional fã deste tipo de cozinha.



Esta sopa é tão simples e peculiar como o Alentejo.
Pão, azeite, alhos, coentros (ou poejos), água, ovos e sal. É o legado Árabe na nossa cozinha, assim como as migas e os ensopados.

A minha costela Alentejana, pediu-me uma açorda,  e, aqui estou a partilhá-lha convosco:)
Para minha alegria, os meus poejos voltaram a nascer, a lagarta que os partilhava comigo, voltou costas e eu agradeço, volto a poder contar com eles só para mim.




                                                          Açorda Alentejana

Ingredientes :


1 cabeça de alhos
1 molho de coentros
uns pézinhos de poejos
1 ovo por pessoa
um fio de azeite
água ( 1 litro p/ 4 pessoas)
sal q.b

Notas: Eu utilizo o caldo de peixe, ou seja, cozo a cabeça de um peixe para este fim, guardo a água da cozedura e quando pretendo fazer esta açorda, é este caldo que ultilizo, fica mais saboroso em minha opinião. Também costumo juntar polpas do peixe.
A pescada, o bacalhau ou outros peixes graúdos são óptimos este caldo. Para o conservar, congelem-no.

O prato é acompanhado por azeitonas temperadas com azeite, alho, limão e oregãos.




Faço assim:

 Coloco os alhos, os poejos, alguns coentros, sal e azeite num almofariz, se não tiverem usem um robot de cozinha. Faço um piso até atingir uma pasta com estes ingredientes. 
Entretanto fervo +/-  um litro de liquido ( água + a água da cozedura do peixe),  e escalfo os ovos durantes uns minutos.
Deito a mistura do piso para dentro de uma terrina e verto lá a água com os ovos escalfados, tempero com sal e junto-lhe 3 ou 4 colheres de sopa de azeite, tapo por uns instantes para que os sabores se encontrem.
Preparo os pratos, colocando fatias de pão rijo dentro de cada prato , e verto conchas do caldo por cima do pão , mais ou menos caldo, dependerá do gosto de cada um.
Acompanho com um bom vinho Alentejano, pois está claro!




http://cozinhadaduxa.blogspot.pt/2012/11/acorda-alentejana.html

Sem comentários:

Enviar um comentário