"Ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar, nem tão grande que não tenha algo a aprender."
Blaise Pascal

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Horta & Terapia


 
Você pode ter a sua própria horta de apartamento, no terraço, na varanda ou ao lado da janela, e colher os seus temperos dentro de casa, as suas ervas e especiarias, na hora de cozinhar. A sua horta cresce a vontade em pequenos vasos com pouco cuidado.

            Colha na varanda do seu apartamento os seus temperos e garanta qualidade na sua alimentação, além de economizar no mercado na hora de comprar cebolinha, salsa, coentro, hortelã, manjerona, manjericão miúdo e graúdo, tomatinho, tomate, tomilho, pimentão, pimentas, alecrim, alfazema, alface, couve-folha, rúcula, agrião e boa digestão.

            Agora, se é pra fazer a sua horta sair da boca, tem de ter atitude. Veja o espaço de sua varanda, que área você vai destinar para horta, e depois compre os vasos, a terra e as mudas já prontas e pegadas. Se não, fica só no sonho e nada acontece, não é mesmo? Escolha suas mudas prontas, porque sementinhas demoram muito de germinar e é legal você ver logo a sua horta pronta.

            Compre jardineiras retangulares grandes, para você ter um maior tempo de colheita, a terra pronta, já adubada com matéria orgânica e argila expandida, para forrar a jardineira no fundo e evitar que a varanda fique suja. Não existe mistério na agricultura orgânica. A história é terra preta, humos de minhoca, bioinceticida para controlar pragas e biofertilizantes.

            Transferindo a muda para o vaso: coloque no fundo do vaso a argila expandida, despeje a terra adubada, cave o buraco que dê para colocar a muda, preservando a terra envolta em sua raiz e depois cubra com mais terra adubada. Faça uma leve pressão sobre o solo ao redor da planta e forre com lascas de pinho pra enfeitar e manter o solo úmido.

            Se puder falar com a planta, ela vai agradecer. Sugestão: “Vingue meu amor, eu estou aqui para cuidar de você e vou ficar feliz em te ver crescer”. Se a gente tivesse esse cuidado com todos os seres vivos, não ia ter chuva de girinos, nem de sapos no Japão.

            Regue todo dia e adube de dois em dois meses, com fertilizantes naturais ou húmus de minhoca. Para tratar pragas, procure um inseticida natural. Não precisa ficar borrifando as hortaliças todo dia, que as folhas podem murchar. Coloque diariamente água no vaso na altura de um dedo apenas, que elas se resolvem sozinhas, e para colher evite lascar o galho, corte com uma tesoura limpa.

            Cultive você mesmo no seu apartamento, os temperos que você precisa pra cozinhar, e colha na varanda, ao lado da janela ou no seu terraço cebolinha, salsa, coentro, hortelã, manjerona, manjericão miúdo e graúdo, tomatinho, tomate, tomilho, pimentão, pimentas, alecrim, alfazema, alface, couve-folha, rúcula, agrião e boa digestão.

            Algumas destas ervas, como a hortelã e o manjericão, não só enfeitam, mas perfumam também.

Fonte: Editora Veja

Sem comentários:

Enviar um comentário